http://youtu.be/Cz7NBYcgk4c

sábado, 18 de junho de 2011

POESIA-"AULA DE ORIENTAÇÃO"

Ser jovem

Quem não gosta de permanecer jovem?
Ser jovem é amar a vida,
cantar a vida, abraçar a vida,
perdoando até as pedradas
que a vida nos joga no rosto.
Ser jovem é ter altos e baixos,
entusiasmos e desânimos.
É vibrar com os momentos bons
e passar por cima do que nos machuca,
com um sorriso apagando os percalços.
Ser jovem é copiar poesias de amor
e remetê-las ao namorado, namorada,
com assinatura própria.
Ser jovem é ter os olhos molhados de esperança
e adormecer com problemas,
na certeza de que a solução
madrugará no dia seguinte.
Ser jovem é transmitir otimismo,
emocionar-se com filmes de ternura
e simpatizar secretamente com “alguém"
que a gente viu só de passagem.
Ser jovem é aquele desejo de fazer parar o relógio,
quando o encontro ê feliz,
quando a companhia é agradável
e a felicidade toma conta do nosso ser.
Ser jovem é caminhar firme no chão,
à luz dalguma estreIa distante.
Ser jovem é permanecer descobrindo,
amando, servindo,
sem nunca fazer distinção das pessoas.
Ser jovem é olhar a vida de frente, bem nos olhos,
saudando cada novo dia, como presente de Deus.
Ser jovem é realimentar o entusiasmo,
o sorriso, a esperança, a alegria,
a cada amanhecer.

Síntese: Edileuza Lopes dos Santos

 A produção do meu corpo: saúde e beleza

A saúde é muito importante e temos que cuidar dela e da beleza, não exagerar no regime, como tem pessoas que não come nada, passa o dia todo bebendo água e outros comem mal prejudicando a saúde.
Temos que usar também remédios caseiros, quem nunca ouviu falar que chá de camomila acalma, ou que alho é tiro e queda contra gripe. 
Atualmente, muitos cientistas com o poder dos produtos naturais estão ajudando as pessoas. O uso de plantas para tratar algumas doenças é chamado de fitoterapia, se você não bota muita fé na força das ervas, saiba que a maioria dos remédios vendidos na farmácia é a base de vegetais.

Homenagem a Rio Real




A tradição conta que Rio Real se originou do povoado de Barracão, anteriormente chamado de Brejo Grande, por ter surgido no lugar de um brejo que abastecia os moradores da circunvizinhança. Município criado com território desmembrado de Itapicuru, por Resolução Provincial, de 01.07.1880, com a denominação de Vila de Nossa Senhora do Livramento do Barracão. Recebeu o nome de Rio Real, em 1931. A sede, formada freguesia, por Resolução Provincial, de 08.05.1855, com a invocação de Nossa Senhora do Livramento do Barracão, foi elevada á condição de cidade por Decreto-Lei-Estadual, de 30.03.1938. Conta-se por tradição local que a Vila recebeu o nome de Rio Real por ter abrigado a comitiva de Dom Pedro II em viagem pelo interior da Bahia.
Na produção agrícola destacam-se os cultivos de laranja, limão, tangerina, abacaxi,mamão e maracujá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos de bovinos, suínos, equinos, ovinos e muares
No setor de bens minerais, é produtor de argila.
O parque hoteleiro registra 105 leitos.

Rio Real-Ba "Modos de Fazer-Cerâmica riorealense"

Trechos de Síntese: Adriana Alves dos Santos

Viver na Cidade 

  Conforme meus estudos, vou descrever meus conhecimentos.
   Morar na cidade tem seus benefícios, facilidades, tanto no nosso dia a dia; como também na nossa vida profissional, ela nos fornece várias oportunidades de trabalho, escolas e o comércio.
   Mas infelizmente é na cidade os marginais costumam agir, ocorrem acidentes, morar na cidade tem vantagens e suas desvantagens. Sempre que formos tomar uma decisão de mudar de lugar para outro devemos analisar bem para onde realmente estamos indo, porque a vida na cidade é complicada para algumas pessoas.
   Conclusão, havia um rapaz que morava no centro de Rio Real ele se envolveu com certos "amigos" e entrou no mundo das drogas, sua mãe tomou a decisão de mudar de cidade e morar na zona rural, afastou de tudo aquilo que ele tinha se envolvido e hoje a família disse que esse jovem é feliz.          
                                      
Meu Bairro, Meu Território 

     Diante dos meus estudos relatarei minhas experiências.
    O ser humano tem uma forma muito desagradável de ver e julgar as pessoas que moram em lugares mais afastados da cidade ou seja o campo, ele é um pobretão e se ele mora numa favela é traficante, ladrão ou usuário de drogas.
   O bairro em que eu moro é um lugar legal  de viver, tem comércio, paisagens e nos finais de semana sempre tem uma festinha para animar a população. Moro em um lugar muito bom de viver, com paz e harmonia entre toda a vizinhança e perto de tudo, quer dizer no centro da cidade.   

A violência urbana invade a dia a dia dos jovens

   Na zona urbana essa incidência é bem maior do que na zona rural, porque as pessoas da zona rural se ocupam mais na roças e assim levam seus filhos juntos a eles, para que cresçam já também na forma em que seus pais cresceram.
   Já na cidade os jovens tem poucas ocupações e seus pais vivem numa cidade corrida que muitos deles não tem tempo ou nem lembra que precisa dar um pouco de atenção para seus filhos, então mata essa carência na rua com pessoas que muita vezes passam por essa dificuldade e acabam fazendo coisas que na verdade não era aquilo que eles queriam para suas vidas, só que dessa forma eles estão chamando a atenção de seus pais, mas também de toda a sociedade.
    Concluindo devemos ouvir mais as pessoas e tentar lhe dar  uma palavra de conforto, porque muitas vezes ela só quer uma pessoa para desabafar.
                        
Ser Jovem: Aprendendo e Trabalhando

   Diante do que estudei nessa quinzena vou relatar meus entendimentos, é de grande importância o nosso primeiro emprego, porque é a partir daí que passamos a valorizar o nosso misero dinheiro, que muitas vezes trabalhamos tanto e não somos recompensados, ainda pior é a qualidade de serviços que somos obrigados a exercer devido a nossa necessidade de ganhar dinheiro.
   Não devemos exercer uma profissão que não tenhamos paixão por ela, porque podemos vir a prejudicar outras pessoas, aquele que trabalha só por dinheiro ele não é feliz e não dá uma boa qualidade de serviço, por isso é de grande importância o estudo e fazemos uma qualificação de trabalho numa área de que tenhamos paixão por ela.
   Os jovens do Brasil estão entrando no mercado de trabalho muito cedo, alguns não teve oportunidade de estudar e acabaram optando por um trabalho de risco que não tem segurança para sua própria vida, outros trabalhadores não usam equipamentos adequados a seu tipo de profissão por comodidade e acabam prejudicando a si mesmo, devemos colocar a nossa saúde em primeiro lugar, depois é que vem o dinheiro, sem nosso bem estar não somos nada.
    Concluindo os jovens devem refletir muito bem antes de se qualificar em uma determinada profissão, para que no futuro ele venha a ser um bom profissional.
  

JUVENTUDE


"O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter."Autor - Sócrates